quarta-feira, 6 de outubro de 2010

japanese art - amigurumi

Pra quem não conhece, Amigurumi: é uma arte japonesa de tricô ou crochê em forma de pequenos animais empalhados ou criaturinhas. A palavra é derivada de uma combinação de palavras japonesas: de malha ou tricotadas, e nuigurumi: que significa boneca. Amigurumis são geralmente animaizinhos, mas podem incluir representações de comidas ou objetos inanimados - caricatos e até mesmo personagens famosos. Normalmente são de malha e de fios, usando o único ponto de crochê (eles também podem ser unidos). O preenchimento é feito de poliéster padrão ou com enchimento de algodão artesanal. A prática se popularizou exatamente em 10 de Janeiro de 2002, quando a Associação Japonesa de Amigurumi foi criada.


Este artesanato não tem propriamente um uso prático, pois eles são criados e colecionados por razões simbólicas. A estética que permeia um Amigurumi, é o ''fofo'' e pode custar em torno de R$ 20,00 e R$ 200,00. Os Amigurumis vêm ganhando cada vez mais adeptos pois a base de tudo é o crochê, uma técnica relativamente simples e super democrática. Hoje possível aprender a fazer os pontos básicos de crochê através de sites na web e começar a dar os primeiros passos nesta divertida arte. A confecção de um Amirugumi em crochê é feita com lã mediana e agulha 4mm. Apesar da multitude de técnicas, a prevalecente é o uso de ponto baixo aliado ao anel mágico que evita o furo junto ao centro da esfera, reduções invisíveis conhecidas como invisible decrease são usadas para manter a consistência do ponto impedindo que o recheio vaze.
 
 

Quer aprender a fazer um Amigurumi? Clique aqui: (Receita de Amigurumi), faça o download do livro ("Um presente de natal") cheio de receitas de Amigurumis super fofos. É só imprimir, aprender o passo-a-passo do artesanato, juntar os materiais e se divertir!

Um comentário:

  1. Que fofosss! Amo amigurumi!! :)
    Lembro que uma época eu queria fazer pra vender hehehe

    O blog ta muito fofinho miga!
    Beijinhooo!
    :***

    ResponderExcluir